Institucional

Expresso Ilustrado, o melhor jornal de Santiago e região

A origem do jornal Expresso Ilustrado remete para o ano de 1993, data em que o jornalista João Lemes, acreditando no potencial da cidade, chegou em Santiago com o intuito de implantar na Terra dos Poetas um veículo capaz de divulgar os acontecimentos de maneira séria. Um semanário que serviria como um espelho da comunidade. Mais de 30 jornais tiveram curto tempo de vida em Santiago, e parte da população, acreditava que este também seria mais um.

O começo difícil marcou a história do Expresso Ilustrado, mas a dedicação ao trabalho era uma marca dos sócios João Lemes, Sandra Siqueira e Suzana Lemes.

Esta dedicação rendeu frutos e em pouco tempo, o Jornal Expresso Ilustrado fincou suas raízes no solo santiaguense, disposto a escrever a sua história e a história de um povo, que aceitou o jornal como sendo seu. O Expresso Ilustrado surpreendeu os santiaguenses com sua identidade, com linguagem fácil, textos claros e objetivos, capazes de expressar as idéias de um jornalismo moderno.

O Expresso também trazia uma proposta opinativa através de seus editores, compromissados com a verdade e sem quaisquer vínculos políticos, que passaram a esclarecer a respeito dos rumos da política e da sociedade santiaguense. E esta posição democrática muitas vezes chocou-se com algumas ideias de conservadores.

Uma das colunas, a qual logo tornou-se a mais lida do jornal, foi a do “Araponga”, na qual o colunista declara suas opiniões e denuncia irregularidades e injustiças contra o povo. “Araponga” tornou-se o porta-voz dos problemas da comunidade. Logo, o Expresso Ilustrado conquistou Santiago.

Hoje, o jornal é uma das maiores potências jornalísticas da região, com uma grande equipe especializada em todos os setores, sendo um dos jornais impressos mais completos do interior do RS.

Área de abrangência

Além de Santiago, o Expresso Ilustrado circula por outros municípios da região, principalmente no Vale do Jaguari, onde circula também com o jornal ‘O Jaguar’. Desta forma, o Expresso Ilustrado chega a Jaguari, Nova Esperança, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul,  Mata, Capão do Cipó, Unistalda, Manoel Viana e Alegrete.

Circulação

O Expresso Ilustrado circula às sextas-feiras, com uma tiragem de 10 mil exemplares. Mais de 56 páginas semanais divulgam notícias locais e regionais, trazendo também as curiosidades e destaques estaduais e nacionais.