Felicidade nada mais é do que uma prática

Publicado por em .

feliz-felicidade

Ilustração

(João Lemes) Hoje é o “Dia da Felicidade”, por isso, convém lembrar que ao longo dos anos muitos estudiosos se debruçam nesse tema. Alguns arriscam dizer que o dinheiro vindo de forma honesta ajuda muito a sermos felizes. Mas e o que dizer dos donos de carreiras brilhantes que sofrem depressão? O que dizer de pessoas com muito mais posses que você, com empregos melhores e que vivem reclamando?

Mergulhando no tempo, vemos que o grego Aristóteles ensinava assim: “A felicidade é uma prática.” E lendo o escritor britânico Will Storr, autor de vários livros sobre o assunto, entendi que a felicidade não é um sentimento ou promessa duradoura. Esse escritor também concorda com o filósofo Aristóteles; a felicidade é, sim, uma prática, como quase tudo na vida.

O escritor vai além e dá dicas dessa prática e diz que o maior inimigo da felicidade é o estresse. É ele quem faz a troca de uma vida longa por uma curta e aparentemente feliz. Corremos tanto atrás dos objetivos e, ao alcançá-los, já não temos mais saúde para desfrutar da conquista.

Então, é bom recorrer ao que diz Will Storr. Devemos viver de um modo que cumpra o nosso propósito e parar de esperar a felicidade para amanhã. Ser feliz é traçar metas e se comprometer com o processo que leva até ela. A alegria deve vir a cada etapa vencida ou até de uma derrota que nos mostre o melhor caminho e que nos faça mais fortes.
Quer ser feliz? Comece agora a praticar. No final de cada dia verás que a felicidade só depende de você, de como você encara as coisas e de como avalia sua vida.

2 comments

  1. Amélia S Schwertner

    Amigo querido, lindo este texto, tenho muito orgulho de dizer que somos amigos. Concordo com tudo o que colocaste sobre a felicidade. Desejo a todos que construam em suas jornadas de vida a tão simples felicidade. Abraços. Amélia e Clóvis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *