A URI faz o alerta: As profissões de hoje vão sumir

Publicado por em .

A diretora da URI, Michele Beltrão Noal e o jornalista João Lemes.

O Vestibular de Verão da URI será no dia 24 de novembro, com as inscrições até o dia 20. Serão oferecidas 600 vagas em 15 cursos de graduação, com dois novos cursos: Letras Português/Inglês e Ciências Ambientais. A inscrição custa 30 reais, com possibilidade de pagar apenas a metade se for feita em datas específicas (12 a 14 de novembro). A diretora da URI, Michele Beltrão Noal esteve na rádio Nova Pauta (100.7) falando sobre o vestibular e outros assuntos pertinentes à universidade.

Tem só dois anos e já está na URI?
Outra mudança na URI diz respeito à Escola. Depois de um processo bastante demorado, a escola da URI conseguiu aprovação da secretaria estadual de Educação para receber alunos a partir dos dois anos, o que será implantado já no início de 2020. As inscrições começam nos próximos dias. Com isso, existe a possibilidade da criança ingressar na URI aos dois anos, cursar a Educação Infantil, Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, Graduação, Pós, Mestrado e Doutorado.

Preços mais acessíveis
Conforme a diretora, a URI tem se adaptado aos novos tempos, trazendo cursos voltados às profissões do futuro. “Há uma previsão de que daqui há 30 anos, mais da metade dos cursos de graduação que nós temos hoje não estará mais à disposição”. A URI também se sensibilizou a realidade financeira dos alunos, com uma redução considerável nas mensalidades. Um exemplo é de Administração, que custava mil reais. Com a mudança, se contratado pelo CredURI, o valor cai para pouco mais de 600 reais.

Tempo valioso
Michele demonstrou preocupação com o pouco interesse da maioria dos jovens sobre o futuro. “Eles estão perdendo o tempo de estudar, o que nos preocupa. Estão usando de forma indevida e excessiva as redes sociais, ficando de três a quatro horas por dia no Facebook, Instagram… Tempo que poderiam usar, por exemplo, para buscar informações sobre as profissões do futuro”.