Bolsonaro inaugura trecho da transposição do São Francisco no Ceará

Publicado por em .

A obra foi iniciada no governo Lula passou por Dilma, Temer e Bolsonaro concluiu.

O presidente Bolsonaro viajou ao Ceará para inaugurar trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. Ele saiu no início da manhã de Brasília. Após aterrissar, a comitiva se dirigiu ao distrito de Milagres, no município pernambucano de Salgueiro (PE), na divisa com o Ceará. Lá, Bolsonaro acionou a comporta para liberação das águas da transposição. Em seguida, seguiu para Penaforte (CE), a 30km de Salgueiro, onde viu a chegada das águas. Bolsonaro estava usando máscara, mas chegou a retirá-la para gravar vídeos com apoiadores e posar para fotos.

Obra iniciada em 2007

A obra de transposição das águas do São Francisco foi iniciada em 2007. O trecho inaugurado nesta sexta-feira por Bolsonaro conduz as águas do Velho Chico ao Ceará, na barragem de Jati, região do Cariri.

Obra de 10 bilhões

Os investimentos na obra passam de R$ 10 bilhões. Inicialmente, a previsão era de que seriam necessários cinco anos para a construção de 477 quilômetros em obras, reunidas em dois grandes canais para abastecer açudes e rios que desaparecem nos períodos de seca no Ceará, em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Sem obra parada

“Faz parte desse nosso compromisso logo de levar água a quem realmente precisa, ok?. Na agricultura, irrigar terras, levar água pra casa do cidadão nordestino aqui, que sempre teve carência disso. E é uma novela enorme, né, que tá chegando ao fim”, disse Bolsonaro.