Clairton Pivoto: mais um desafio de uma vida de muitas superações

Publicado por em .

Clairton Bassin Pivoto e João Lemes.

Santiago – Seguindo as entrevistas com os prefeituráveis, nesta semana o quadro “Debate Político” trouxe o vereador Clairton Bassin Pivoto (PSDB), candidato a vice ao lado de Miguel Bianchi (PL). Ele está findando o seu mandato como vereador e, aos 28 anos, decidiu encarar a disputa pela Prefeitura como mais um desafio numa vida marcada por superações. Ele é formado em Psicologia, é palestrante e já escreveu um livro.

Do campo pra cidade

Filho de pequenos agricultores e feirantes da Vila Branca, ele nasceu sem as pernas e parte dos braços, sendo o mais novo de três irmãos. Por causa dessa deficiência, os pais abandonaram a lavoura e vieram pra cidade, pois sabiam que o menino precisava de condições que a vida no campo não oferecia.

A vida e os pais lhe ensinaram

Desde pequeno, ele foi ensinado a se virar. “Eu pedia água ou comida e a mãe dizia: ali está no copo, a pia, a geladeira. Dá o teu jeitinho e pega. Ficava indignado com isso”, lembra Clairton, que hoje entende bem o que seus pais fizeram por ele. “Me ajudaram a conquistar minha autonomia, a não depender de ninguém, a correr atrás de meus objetivos”, relata.

Símbolo do Teletom

Clairton lembra que a cidade se uniu por ele em campanhas para ajudar a comprar próteses e equipamentos. E depois se tornou símbolo do Teletom, que arrecadava para ajudar hospitais especializados no atendimento a crianças com deficiência. A sua luta pela inclusão se tornou uma bandeira mais tarde, quando se tornou vereador.

“Nós, pessoas com deficiência, temos que ocupar espaços. Lutar contra a discriminação, sendo que a pior delas é a “atitudinal”, que nega a pessoa com deficiência”.

Acessibilidade: uma bandeira

“Hoje a inclusão é um tema presente não só nas minhas ações, mas também nos dos outros colegas. A acessibilidade é uma bandeira presente para mim e que

Conteúdo liberado somente para assinantes. Assine aqui!