Colesterol: cuidado com as crianças

Publicado por em .

Você sabia que colesterol alto pode ser perigoso também para crianças e adolescentes? Em pequenas quantidades, o colesterol é um tipo de gordura saudável e necessária para o organismo. Entretanto, o excesso de colesterol pode ser perigoso e se depositar na parede das artérias, causando a aterosclerose. Esse processo pode começar desde a infância.

Quais são as causas de colesterol alto na infância e na adolescência? A principal causa de colesterol alto é a alimentação rica em gorduras, o excesso de peso e o sedentarismo. Entretanto, algumas crianças e adolescentes terão colesterol alto mesmo seguindo uma dieta saudável.

Quando dosar o colesterol do seu filho? Crianças de 2 a 8 anos obesas, com diagnóstico de diabetes ou que tenham pais com histórico de doença cardíaca ou colesterol alto. Toda criança entre 9 e 12 anos de idade, pelo menos uma vez na vida. Se o LDL-colesterol do seu filho (que é a fração “ruim” do colesterol do sangue) estiver acima de 130 mg/dl, procure um pediatra ou um endocrinologista.

Controle o colesterol com pequenas mudanças no dia a dia do seu filho:

Evite: Alimentos ultraprocessados e sedentarismo ( muito tempo de tela: TV, videogame, celular).

Prefira: Verduras, legumes e frutas, peixe e frango, leite, queijo branco. Brincadeiras ao ar livre, corridas, esportes.

Campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Dra. Claudete M. Zanatta – Endocrinologista – CRM: 14.874; RQE: 15.219

Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.