Como prevenir quedas em idosos

Publicado por em .

 

Principalmente na 3ª idade, cair pode resultar em ferimentos e em fraturas graves como de crânio e fêmur. E a queda é um evento devastador e bastante comum em idosos. O Ministério da Saúde estima que há uma queda para cada três idosos, e uma em vinte daqueles que sofreram uma queda podem ter fratura ou necessitarem de internação hospitalar. São inúmeros os motivos que contribuem para as quedas frequentes em idosos, por isso, criar um ambiente propício para a melhor qualidade de vida é o primeiro passo, seja em instituições de longa permanência ou em casa.

Como prevenir as quedas:

Manter exames oftalmológicos em dia; Atenção aos efeitos colaterais dos remédios; Tomar banho de sol diariamente; Praticar atividades físicas que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio e coordenação; Use sapatos com sola antiderrapantes; Evite pisos escorregadios ou encerados; Elimine de sua casa tudo que provoque escorregões, como tapetes, fios, etc… Na sala, mantenha as mesas de centro, porta revistas, descanso de pés e plantas fora da zona de tráfego; Na cozinha, armazene a comida, a louça e demais acessórios culinários ao alcance das mãos; No banheiro, instale barras de apoio nas paredes, coloque tapete antiderrapante ao lado e dentro do box e uma cadeira para o auxilio no banho; No quarto, evite cama muito alta, se possível com guardas; Coloque uma lâmpada ao lado da cama; Instale iluminação do quarto ao banheiro.

Ressalto ainda, a importância de um acompanhante (cuidador) para tornar o ambiente mais seguro, enfatizando a promoção da saúde do idoso, realizando um trabalho preventivo, adotando medidas e cuidados para evitar quedas.

CN Enfermagem – O melhor tratamento
para quedas é a prevenção! Fone: 99727-4101.