Como será a volta às aulas?

Publicado por em .

Município forneceu uniformes. Secretária Mara e as alunas Sara e Júlia. (FOTO: ARQUIVO/JEI).

Mara Rebelo: “Saldo de 2020: avançamos em tecnologia e reequipamos as escolas.”

Santiago – A secretária Mara Rebelo falou na rádio Nova Pauta sobre a retomada. No dia 17 de fevereiro, acontece a posse dos novos gestores das EMEIs e EMEFs. Em 19 de fevereiro acontece a abertura do ano letivo, marcada pela palestra com Emília Cipriano, do Conselho Nacional de Educação. À tarde, acontece o planejamento interno a cargo das equipes gestoras em cada escola.

Que dia iniciam as aulas?

O reinício com os estudantes será dia 22 de fevereiro, em formato híbrido: De 22 a 05/03– Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); de 08/03 a 22/03 – Ensino Fundamental II – Anos Finais (6º ao 9º ano); de 22/03 a 05/04– Educação Infantil: Jardim – EMEIs | Pré – EMEFs; de 05/04 a 19/04 – Etapa Creche – Materiais 1 e 2 e no dia 19/04– Etapa Creche – Berçários 1 e 2.

Formato híbrido

Os professores terão 3 horas de atendimento presencial diário com os estudantes de cada [woocommerce_members_only] agrupamento e 1 hora para atendimento através das plataformas digitais, grupos de Whats ou formato físico, conforme a necessidade de cada estudante. Mara Rebelo explica que as atividade serão organizadas através de revezamento semanal. Assim, os agrupamentos presenciais não excederão 50% da capacidade das salas. As equipes gestoras de cada escola serão responsáveis pelo gerenciamento dos espaços.

Avançamos muito em tecnologia

Mara Rebelo disse que o ano difícil foi de reinvenção. Os professores tiveram que repensar todo seu fazer pedagógico. O uso da tecnologia tirou muitos do lugar comum e essa foi a parte boa; nada será como antes. O ensino híbrido será uma constante na vida da comunidade escolar. “Avançamos muitos anos nessa área. Aproveitamos o tempo. Ninguém ficou parado, nem professor, nem aluno, nem a administração. Nós reequipamos todas as escolas”, disse a secretária.

Escolas bem servidas: são bibliotecas, móveis, eletrônicos, ar condicionado

Quando o ano letivo iniciar, no dia 19 de fevereiro, os professores vão encontrar suas escolas com mais investimentos. Todas as escolas de educação infantil e as de ensino fundamental já estão recebendo móveis novos e equipamentos eletrônicos para auxiliar nas aulas, melhorar serviços da cozinha e qualificar espaços de recreação.

A entrega já começou

A escola Tito Beccon recebeu quatro aparelhos de ar condicionado, uma mesa de escritório, três armários, uma TV, playground, cinco computadores, cinco CPUs e uma balança digital. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Tiago Gorski, pelo vice Marcelo Peru e pela secretária Mara Rebelo. Todas as outras escolas estão recebendo TVs, armários, mesas e cadeiras, refrigeradores, computadores etc. [/woocommerce_members_only]

[woocommerce_non_members_only]Conteúdo liberado somente para assinantes. Assine aqui![/woocommerce_non_members_only]