Considerações sobre o calote em São Chico

Saochi- Alguns dos lesados

O calote pode chegar a 22 milhões. Foto: Jairo Oliveira/ JEI.

(João Lemes) Há meses o Expresso mostrou mais uma vez o que acontece com quem deseja lucro fácil. Em São Chico, quase 400 pessoas perderam mais de 20 milhões (somando tudo). Foram atrás de juros maiores que a poupança e colocaram dinheiro na mão de quem não conseguiu honrar a palavra. O caso voltou à tona depois que o Expresso denunciou.

Banquinho da agiotagem
O caloteiro tanto pegava dinheiro a juro como emprestava, também a juro. E como alguns não conseguiram crédito em bancos, a exemplo de certos produtores rurais, o jeito foi servir-se do outro “banco”. Mas o fato deles não terem crédito remete à ideia de que não costumavam pagar contas ou não tinham bens para dar em garantia. Assim, se via que o futuro do negócio era incerto.

Obs. Aliás, São Chico tem dom para essas coisas. Lembram do “banquinho municipal” da era Carvalho?

Prova da ilegalidade
Ninguém queria dar parte, outra prova de que estavam conscientes sobre o negócio ilegal. Quanto ao tal agente financeiro (ou agiota, como dizem) sempre foi uma pessoa que honrava os compromissos. Mas como diz o ditado, todo bom pagador o é até deixar de ser.

Massacre econômico
O grave problema não foram milhões dos empresários, médicos e políticos. Afinal, em algum tempo todos lucraram com o “banco”. O massacre mesmo foi causado ao pequeno empresário, ao trabalhador ou aposentado que há pouco havia investido. Lamentável também é saber que talvez ninguém seja punido. E por um óbvio motivo; aos olhos da justiça essas vítimas não existem.

5 comments

  1. Oraides Regina Ayres

    Olá, Sr. João Lemes, sou de S. Chico, mas moro há mais de 40 anos em P. Alegre. Cada vez que venho visitar parentes, faço questão de ler O Expresso. Assim fico “por dentro” das notícias recentes da cidade e da região. Parabéns por tão importante veículo de informação.

  2. Hamilton

    Meu amigo acho que quando se pronuncia algo deve dar nome ãos bois, de que adienta esta sua noticia sem ficarmos sabendo quem deu o calote é a mesma coisa que não escrever nada…

  3. Aldarino gomes lopes

    Oi boa tarde .moro fora de s chicoa 18anos,mas sempre estou atento nas noticias de s chico e regiao.este agiota que logrou muita gente.e faz lembrar o banquinho dos carvalho.meus parabens pelpela materia.

  4. VALÉRIA NARESSI MONTEIRO MONTEIRO

    “CONSIDERAÇÃO SOBRE O CALOTE EM SÃO CHICO”????
    No meu ponto de vista você deveria ter incluso na sua postagem o NOME DO CALOTEIRO pq se teve um CALOTE existe um CALOTEIRO… QUAL O NOME DO CALOTEIROO QUE DEU O CALOTE EM SÃO CHICO?

    POR FAVOR CITE O NOME DO CALOTEIRO!

    Acredito que a sua postagem ficará mais ampla mediante os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *