Cuidados para quem tem Alzheimer

Publicado por em .

A doença de Alzheimer atinge mais de 30 milhões de pessoas em todo mundo, a maioria dela com mais de 60 anos. Doença neuro-degenerativa que provoca a diminuição das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social, com o passar do tempo ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como perda da memória.

É fundamental se informar sobre a doença para saber como lidar de forma adequada com o paciente. Mantê-lo inserido socialmente e continuar oferecendo amor, carinho e muita atenção ajudam nesse processo.

Além de cuidados básicos, falamos em auto estima positiva e evitar o estresse para o paciente: Nunca trate a pessoa como criança e nem fale dela como se estivesse ausente; Cheque aparatos como óculos, aparelho de surdez e próteses dentaria; Fale de maneira suave e pausada, transmitindo segurança; Escolha palavras simples, frases curtas e tom de voz tranquilo; Chame a pessoa pelo nome e segure sua mão enquanto conversam; De tempo suficiente para o idoso responder, demonstre que compreendeu; Evite discutir e dar ordens; Fale sempre no positivo, dizendo-lhe o que pode e o que deve fazer.

Uma dica da CN Enfermagem. Siga nossas redes: Face: cnenfermagem ou Instagram: @cnenfermagem. WhatsApp 9.9727-4101.