Inédito! Todos os postos de saúde agora estão com médico

Publicado por em .

Secretário Éldrio, o prefeito Tiago, médicos e pacientes.

“Quando assumi a Secretaria recebi do prefeito Tiago uma missão: de termos médicos em todas as unidades. Conseguimos isso através de articulação e planejamento técnico”. (Éldrio Machado).

Santiago – O ano de 2020 iniciou com um avanço: “Todas as nossas unidades agora estão com médico”, comemora o secretário Éldrio Machado. Um feito cada vez mais raro nos municípios do interior que tenham uma estrutura de saúde tão ampla como é a de Santiago, com 11 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centro Materno, dois Caps, Clínica Soneto, Pronto-Socorro e o Pronto-Atendimento Médico (PAM).

Especialidades médicas
“Quando assumi a Secretaria recebi do prefeito Tiago uma missão: de termos médicos em todas as unidades. Conseguimos isso através de articulação e planejamento técnico”, ressalta o secretário, considerando que hoje há dificuldade de se conseguir profissionais, mas o município conseguiu organizar concurso e fazer contratos. Além de médicos em todas as unidades, a Saúde municipal também possui especialistas em ginecologia, traumatologia, dermatologia, infectologia, fonaudiologia.

Convênio com a Planalto
A Secretaria também fez um importante convênio com a Planalto e beneficiou pacientes que precisam ir a Porto Alegre. Com os ônibus da empresa eles têm mais conforto, segurança e o município economiza. O próximo passo será o concluir o cadastramento de todos os usuários da cidade e interior, o que será fundamental dentro do novo financiamento da saúde pública.

O PAM representa o fim das filas
No final do ano passado, a Secretaria de Saúde inaugurou o Pronto-Atendimento Médico (PAM) para dar suporte e desafogar o Pronto-Socorro, dando agilidade aos casos menos urgentes. Deu certo, pois no primeiro mês, o PAM fechou com 30% do volume atendido no posto municipal do Hospital. Foi mais um ponto positivo da Secretaria da Saúde, que obteve uma outra vitória em 2019: o de acabar com as filas. Se antes, já pela madrugada as pessoas perdiam horas à espera de ficha, isso foi eliminado com um efetivo serviço de agendamento, comemora o secretário Éldrio Machado.