Mais de 260 médicos morreram durante a pandemia. Também morreram 350 enfermeiros

Publicado por em .

Médica santiaguense parabeniza a classe e fala dos avanços da medicina

Dia 18 foi o Dia do Médico e nós aproveitamos para abraçar a todos os profissionais da medicina. Esse destaque em números mostra que, de fato, eles são os linha de frente na batalha diária em favor da vida.

A rádio Nova Pauta entrevistou a médica Márcia Ourique, anestesista santiaguense que também é especialista no tratamento da dor. A drª Márcia também faz parte da direção do Simers, Sindicato Médico do RS e parabeniza a todos os colegas pelo seu dia.

A família Ourique veio de Santo Antônio em 1993. O médico José Carlos Ourique foi percursor em cirurgia por vídeo em Santiago. Em seguida a esposa Márcia também começou a atuar e hoje os quatro são médicos, pois as filhas Mariane e Isadora já atuam.

A descoberta da anestesia foi uma das inovações clínicas. Márcia destacou que o serviço de anestesiologia nasceu em 1.846, nos EUA (Massachusetts). Era à base de éter.

Álcool e pólvora

A única anestesia conhecida até aquela data era à base de álcool e pólvora, aplicada no paciente por via oral. Normalmente ele era segurado pelos enquanto mordia algo para não gritar, até que a operação terminasse. Geralmente eram feitas desta forma amputações, consideradas como “grandes cirurgias”.

Márcia Ourique, anestesista santiaguense que também é especialista no tratamento da dor.

Tudo para evitar o sofrimento

Hoje a medicina está avançada nesse aspecto, tudo para evitar o sofrimento e permitir as mais complexas cirurgias. Ao contrário do que e se os senso comum possa pensar, a figurado anestesista é de extrema importância nas cirurgias, pois o tempo todo o paciente é monitorado por esse profissional. Qualquer deslize pode comprometer o trabalho de toda a equipe e a vida do paciente.

Família empreendedora

Outro destaque trazido pela Drª Márcia é o empreendedorismo. Em breve bairro Zamperetti terá um dos mais belos condomínios presidenciais. Trata-se o Bela Vista, uma obra pensada com todo carinho para trazer mais qualidade de vida aos moradores, uma obra que vai valorizar Santiago ainda mais.

O residencial Bela Vista

O nome diz tudo. Localizado em um dos bairros mais nobres (Maria Alice Gomes), está sendo projetado com o que há de mais moderno. O primeiro passo é o local. Fica perto de tudo: do centro, do hospital, de escolas, de áreas verdes, parques… Tudo foi pensado e concebido com muito estudo, baseado nos mais gostos exigentes.