Novo comando na URI Santiago

Novo comando na URI Santiago

Michele Noal Beltrão, Claiton Ruviaro e Rita Nicola.

Depois de oito anos à frente do campus de Santiago, o professor Francisco Gorski encerra seu mandato nesta sexta, 31 de agosto. Em seu lugar assume a professora Michele Noal Beltrão, eleita em junho para 2018 e 2022. Ao seu lado assume a professora Rita Nicola, diretora administrativa e Claiton Ruviaro, diretor acadêmico. Nesta entrevista a nova diretora fala de suas expectativas, método de trabalho e novos cursos:

Como encara o desafio de comandar uma instituição do porte da URI?
Sabemos que o desafio será bem grande mas, porque gosto do novo e do diferente. Acredito que a experiência de ter ficado duas gestões na coordenação do curso de Direito e mais duas gestões, trabalhando diretamente com o diretor Francisco, nos deu experiência para fazer os enfrentamentos de uma forma colegiada com os professores Claiton Ruviaro e Rita Nicola. Estamos entusiasmados e felizes para começarmos juntos.

Como será sua metodologia de trabalho?
Será a de trabalhar coletivamente embasados no plano de desenvolvimento institucional, planejamento estratégico, plano de gestão com o conhecimento necessário sobre processo de gestão de riscos.

Quais os principais projetos que serão implantados ou que terão continuidade?
Pensamos em levar adiante, consolidando ou tomando as seguintes ações: capacitação de funcionários e professores, conforme suas habilidades e competências dentro das necessidades da instituição; valorização profissional a partir da avaliação institucional e/ou avaliação de desempenho; consolidação dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação; implantação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu; criação de novos cursos desde que haja viabilidade econômica e demanda regional; aproximação da gestão com as coordenações de curso e setores para mapeamento de necessidades e possibilidades; avançar em estudos de novas metodologias de ensino.

E quanto a novos cursos, o que está sendo planejado para 2019 e para os próximos anos?
Serão implantados o curso de Medicina Veterinária (noturno/diurno – 50 vagas) e o de Educação Física – Bacharelado (noturno/diurno – 30 vagas). Ainda, aguardamos tramitação final junto à Capes do Mestrado em Ciências Ambientais. Por fim, informamos que para os próximos anos, dependemos de decisões de órgãos colegiados da instituição, com os novos gestores, para configuração de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional.

Reitoria em novas mãos
Na URI Escola, a direção será exercida pela professora Maria Luíza Tamiosso Machado e pela vice Roselaine Lamberti. Também haverá mudanças na Reitoria (Erechim), com a posse de Arnaldo Nogaro. Ele foi eleito em chapa única composta por Edite Maria Sudbrack (pró-reitora de ensino); Neusa Maria John Scheid (pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação) e Nestor Henrique De Cesaro (pró-reitor de administração).