Pagou o seu IPVA e ainda não recebeu o documento? Saiba o que fazer

Publicado por em .

Devido a pandemia, muitas pessoas que pagaram o IPVA e demais taxas de licenciamento para rodar em 2020, ainda não receberam a documentação. Conforme o Detran-RS, os documentos estão sendo emitidos, mas a entrega pelos Correios foi prejudicada e, por isso, os motoristas terão de recorrer a serviços digitais do Departamento de Trânsito.

De acordo com o Detran, o motorista que quitou os débitos para o licenciamento anual e ainda não recebeu o documento deve consultar a data de emissão no site do departamento. Ao acessar, o proprietário do veículo deve realizar o login com dados do cadastro no portal do governo federal, informando CPF e senha, selecionar consultas adicionais e clicar obter segunda via do documento.

A previsão de entrega é de até 15 dias, a contar dessa data, e se caso no período previsto não receber o documento, o proprietário do veículo poderá solicitar a segunda via, sem custos, em até 30 dias.

 

ALTERNATIVAS

Como alternativas digitais para que o motorista rode com seu veículo licenciado mesmo sem ter recebido o documento, a versão eletrônica do CRLV está disponível. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. O login também é feito com dados do cadastro no portal do governo federal. Usuários novos devem realizar o cadastro, com orientações no próprio app.

A impressão caseira do CRLV pode ser feita no mesmo aplicativo ou no Portal de Serviços do Denatran. A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.

O calendário de pagamento do IPVA 2020 terminou no dia 27 de abril, mas o pagamento ainda pode ser feito.