Polícia encontra carne escondida até em motel

São Francisco – A Delegacia Especializada em Crimes Rurais (Decrab) vem intensificando o trabalho contra o abigeato. Uma das cidades mais focadas é São Francisco. Na semana passada foram cumpridos três mandados. Um rapaz acabou preso. Nesta semana foram cumpridos seis mandatos em locais que armazenavam carne sem procedência, dentre eles um mercado e um motel. As operações são coordenadas pelo delegado Guilherme Antunes, com a participação da Brigada. A Inspetoria Veterinária e a Vigilância Sanitária também acompanharam.

Meia tonelada – Foram apreendidos 500 Kg de carne e armas. Três suspeitos foram presos. Entre eles estão dois comerciantes; um é proprietário do motel e outro é dono de um mercadinho. As prisões foram mantidas pelo Poder Judiciário.

Armas e cigarros
Nessas operações, a polícia acaba descobrindo outros crimes, caso da grande quantidade de armas e munições apreendidas, veículos usados no transporte clandestino e até cigarros contrabandeados. Só numa operação os agentes apreenderam 1.500 carteiras de cigarros entre outros objetos.

Estabelecimentos serão fechados
Conforme explicou o delegado Guilherme, agora há uma nova lei em vigor, a qual determina o cancelamento da inscrição estadual. Desta forma, a empresa envolvida pode ser fechada. Em São Francisco se constatou o envolvimento de vários desses comércios, inclusive até de pequenos mercados em bairros. “Então, afora o envolvimento com o crime contra as relações de consumo etc, há mais esse agravante, que é o possível fechamento da empresa flagrada”, diz o delegado.

Trabalho investigativo mapeia grupos que agem na região
O delegado Guilherme explica que a equipe da nova Delegacia age em toda a região, mas foi preciso intensificar em São Francisco, já que todos os dias havia roubo de animais e abates. “Há um mês iniciamos um trabalho investigativo, tentado mapear os grupos que agiam na região. Estamos conseguindo êxito graças também às ações conjuntas com a Brigada. Nas últimas semanas, conseguimos prender vários envolvidos e aprender grande quantidade de carne, algumas muito mal armazenadas e com vestígios de grama, sangue coagulado, características desse tipo de crime”, explica Guilherme.