Por que as canelas estão morrendo?

Publicado por em .

E depois que a árvore morrer, é preciso licença para derrubá-la?

Santiago – Praticamente todas as caneleiras estão amarelando e secando em Santiago e região. E são muitas por toda a cidade. O fenômeno intriga os moradores. Árvores adultas com mais de 30 anos e outras mais jovens estão num processo de morte sistêmica. Conforme a bióloga Andriele Martins, da secretária de Meio Ambiente, o fenômeno é atribuído a um surto de broca que ataca árvores com caule doce. Essa doença vem atacando as caneleiras desde o ano passado.
Alguns dizem que tudo se deve à pulverização contra o mosquito da dengue, porém, a bióloga diz que se trata mesmo de uma doença que atinge todo o Estado.

Posso derrubá-la?

Caso você tenha uma caneleira já morta em sua casa, a derrubada pode ser feita sem autorização. Mas caso a árvore esteja na rua ou em outro local público, mesmo morta, precisa de licença da secretaria.

Origem

A canela foi trazida pelos jesuítas, pois as condições de solo e clima a favoreceram. A árvore pode atingir até 9 metros de altura e 35 centímetros de diâmetro. Devido ao seu porte, o plantio não é recomendado em calçadas (passeio público).