Qual o maior partido de sua cidade?

Qual o maior partido de sua cidade?

O Expresso verificou o número de filiados de cada um Basta alguém falar no candidato A ou B, que sobram críticas ou elogios nas redes sociais. Pelo número de comentários, parece que quase todos são filiados a partidos ou defendem alguma ideologia. Mas não é bem assim. Faltando duas semanas para as eleições, o Expresso traz um levantamento dos filiados partidários pela região. Com poucas exceções, o número de filiados não representa mais do que 20 ou 30% do número de eleitores. Em Santiago por exemplo, mal passa dos 10%. Os números foram apurados no TSE, atualizados em julho de 2018.

Qual o maior partido gaúcho?
O governador Sartori pertence ao segundo maior partido, já que o MDB tem 262 mil filiados (número arredondado). A liderança apertada é do PDT, com 263 mil. O PP está com 218 mil. O PT tem 148 mil e o PTB, 128 mil.

MDB é o maior partido do Brasil
O partido do presidente Temer é o único com mais de dois milhões e 300 mil filiados. O PT está com um milhão e 589 mil, seguido pelo PSDB, com um milhão e 460 mil. PP, PDT, PTB e DEM também contam com mais de um milhão de filiados.

Dois grandes partidos
Em Santiago, pouco mais de 10% dos eleitores são filiados. A liderança é do PP, com 1.811, um pouco a frente do MDB, 1.316. O PT fica em 3º, seguido pelo PDT. O PR, do deputado Bianchini, tem 35 filiados.

Corrida parelha
Em Nova Esperança, O PDT e o PP são ferrenhos adversários, mas quase empatam no número de filiados. O MDB, fica em 3º.

Trabalhistas não param de crescer
Em Capão do Cipó, o PP ainda é o maior partido. No entanto, o PDT é o que mais cresce, chegando aos 306 filiados. O MDB, que já elegeu três prefeitos, tem apenas 187.

PDT é o maior em Jaguari
O partido do ex-prefeito Ivo Patias lidera no número de filiados, deixando o MDB, do prefeito Beto Turchiello, em 2º. O PP não fica longe, com 376.

Lugar de trabalhistas
Em Itacurubi, o PDT é o partido com o maior número de filiados, seguido de longe pelo PP. O PT, do prefeito José Grosso, tem 116, à frente do MDB.

Quatro grandes
Em Manoel Viana, a liderança é do PP, com 430 filiados, partido das ex-prefeitas Ione Caminha e Silvana Salbego. É seguido pelo PDT (do prefeito Gustavo), PTB e MDB.

Poucos filiados em Mata
Na cidade da região com o menor número de filiados, a liderança é do PP. Na sequência estão o MDB e o PSDB. O PDT é menor do que o PT, PTB e DEM.

Unistalda de muitos filiados
Quase metade dos eleitores do município é filiada em algum partido. A liderança é do PP, do prefeito José Ribeiro. Em seguida vem o MDB e o PDT.

Não tem para ninguém
Em São Vicente, o PP tem mais que o dobro de filiados em comparação com o PTB de Jorge Martins. MDB (do prefeito Paulinho Flores), PDT e PT ficam bem atrás.

São Chico de muitos partidos
Dos mais de três mil filiados no município, 900 estão no PP. É seguido de perto pelo PDT, 715, e MDB. No total, 15 partidos têm filiados em São Chico, incluindo na lista o Podemos, cujo único filiado é o ex-prefeito Horácio Brasil.

Qual o maior partido de sua cidade?