Eles analisaram o ano pela ótica da religiosidade
A jornalista Sandra Siqueira encerrou 2020 cercada de fé, na rádio Nova Pauta. Ela convidou o padre Alvano Freitas, o pastor Dionísio da Costa (Assembleia), Daiane Dorneles (umbanda) Fabiana Turchetti (Sociedade Espírita).
Data-limite x pandemia
Questionada se a famosa previsão da data-limite, feita pelo médium Chico Xavier, e a pandemia [woocommerce_members_only] tinha relação, a kardecista Fabiana considerou que sim. “A humanidade está num processo de transição e a pandemia trouxe um impacto de transformação. Foi dado um prazo pra humanidade se tornar melhor e buscar uma regeneração”.
A reinvenção da igreja
O padre Alvano pontuou que a igreja está se reinventando desde a década de 60, tanto em temas que eram tabus, quanto no próprio uso das tecnologias, algo que foi preciso aprender pra manter as celebrações online. Sobre as posições e opiniões políticas e sociais manifestadas pelo Papa Francisco, o Alvano diz que se identifica bastante.
Santiago tem 30 terreiros
Sobre a sua religião, Daiana Dorneles observou que o preconceito ainda existe, mas é muito menor. “Anos atrás seria impossível pensar que alguém da umbanda estaria numa entrevista com outros religiosos”, ressaltou. Para ela, Deus é um só para todos, mas os caminhos são diferentes. Daiana diz que Santiago possui mais de 30 terreiros e que cresceu o número de integrantes.
Desafio para a fé
Para o pastor Dionísio, a pandemia é um desafio para a fé do cristão, mas que a união segue fazendo a diferença. É preciso manter a fé. Ele compara que no tempo de Jesus havia a lepra, que apartava as pessoas, mas que isso foi vencido e acredita que a covid também será. “Nunca vivenciamos uma situação dessas, mas vamos vencer”. Dionísio ressalta que houve um crescimento do evangelismo no município, que há várias correntes. A Assembleia sempre mantém a identidade.
[/woocommerce_members_only]
[woocommerce_non_members_only]Conteúdo liberado somente para assinantes. Assine aqui![/woocommerce_non_members_only]