Sabe o que é plasticidade cerebral?

Sabe o que é plasticidade cerebral?

Um conceito que pais, alunos e professores deveriam conhecer. A compreensão de que o cérebro é capaz de remodelar suas próprias estruturas e funções a partir de estímulos externos enterrou o determinismo biológico no funcionamento da mente.
No seu livro “Cérebro Que Se Transforma”, o médico canadense Norman Doidge escreveu que as consequências da descoberta da plasticidade são enormes e afetam o cotidiano de cada um. Trata-se da comprovação científica de que ninguém está fadado a ser de um único jeito para o resto da vida, nem a conviver com limitações e deficiências. Podemos, todos, aprender melhor. Ensinar melhor. E sermos amanhã melhores do que somos hoje.
Uma pesquisa realizada com professores da Inglaterra, Turquia, Grécia, Holanda e China, publicada na Nature Reviews Neuroscience há pouco mais de um ano. Dos professores entrevistados, por exemplo, 90% acreditavam que os alunos aprendiam melhor quando estimulados de forma visual, auditiva ou sinestésica e mais da metade dividia a convicção de que o ser humano usa apenas 10% da capacidade seu cérebro.
Supera – ginástica cerebral. Mais informações, 3251-5115.