Sua pele no inverno

Rochele Machado Durgante*
A pele costuma sofrer algumas modificações com a chegada do frio. Durante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele fique mais seca. Descamações, vermelhidão e coceiras também podem intensificar-se. Por outro lado, aqueles que têm a pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica. Por isso, é importante redobrar os cuidados e seguir algumas dicas.

Mantenha a pele saudável
A dermatologista Rochele Machado Durgante indica seis passos para manter a pele hidratada durante o inverno: beba muita água; não tome banhos quentes e demorados, eles retiram a oleosidade natural da pele; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele; use o creme hidratante logo após o banho, ainda no banheiro e com a pele úmida; consulte um médico dermatologista para saber qual hidratante é recomendado para você; se sua pele for oleosa e acneica, evite hidratante comum no rosto e evite lavar a face com água quente; é importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras; use filtro solar diariamente.

*Médica Dermatologista. Pelle Clin Dermatologia e Odontologia. Rua Marechal Deodoro, 1384, sala 1. Fones: 3251-1911 e 99702-3898.