Votação da Consulta Popular é prorrogada por mais um dia

O governo do Estado prorrogou a votação da Consulta Popular até as 23h59 de sexta (29) pela internet. A medida atende ao pedido dos coredes. Em dois dias, foram mais de 250 mil votos pela internet.

Só receberão os recursos referentes aos projetos eleitos na Consulta as cidades que atingirem percentuais mínimos de votação. Municípios com até 10 mil eleitores, devem ter 6% de votantes. Os que tem entre 10 e 40 mil, o número muda para 5%. Os percentuais das cidades com eleitores entre 40 e 80 mil, 80 e 120 mil e mais de 120 mil, são 4%, 3% e 1,5%, respectivamente.

Os coredes acreditam que algumas cidades ainda não alcançaram o índice devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, que aconteceu quarta (27) e reduziu o expediente em diversas repartições e empresas.

Nesta edição, a Consulta Popular vai atender as prioridades de 28 regiões (497 municípios). Serão investidos 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (60 milhões).

O Corede Vale do Jaguari (composto por nove cidades) escolheu 10 prioridades (veja abaixo) e e as quatro mais votadas serão atendidas.

Como votar
A votação ocorre pela internet. Além do site da Consulta da Popular (https://vota.rs.gov.br/), a novidade é que será possível votar acessando o aplicativo de celular Facilita RS (http://www.facilita.rs.gov.br/pages/index.html)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *