Dermatite seborreica: que escamação é esta?

Dra. Rochele Durgante*
Muitas pessoas sofrem com vermelhidões e escamações em partes do corpo, como rosto e colo. O que alguns não sabem, é que esses são sintomas da dermatite seborreica, uma doença crônica que costuma a se agravar no inverno e em situações de cansaço ou estresse. Ela começa, geralmente, após a puberdade. No entanto, é comum acometer recém-nascidos, sendo conhecida como crosta-láctea. Nos bebês, a condição é temporária, enquanto em adolescente e adultos não há como acabar definitivamente com os sintomas. Porém, existem medicações em formas de creme e cuidados diários que ajudam a controlá-los.

Causas
Essa inflamação na pele não tem uma causa totalmente esclarecida, sendo muito ligada a fatores genéticos. As erupções cutâneas ocorrem, principalmente, no couro cabeludo, cantos do nariz, sobrancelhas e colo, que são áreas de maior produção de oleosidade. Quem sofre com a dermatite deve procurar um dermatologista. Esse profissional está habilitado a indicar o melhor tratamento.
*Médica Dermatologista CRM: 36656 RQE: 30276. Pelle Clin Dermatologia e Odontologia. Rua Marechal Deodoro 1384, sala 1. Fones: 3251-1911 e 99702- 3898.