Por que escuto, mas não entendo?

Escutar, mas não conseguir compreender totalmente o que as pessoas estão dizendo pode indicar algum problema com seus ouvidos. E por quê?

Sabemos que a fala é composta pelos sons das vogais e das consoantes. As vogais têm sons de frequência mais grave e volume mais alto, já as consoantes têm frequências mais altas e volumes mais baixos e, grande parte das perdas auditivas costuma interferir mais nos sons agudos (os das consoantes) do que nos graves. Dessa forma, é comum que se a pessoa está com alguma perda auditiva ela escute as palavras pela metade, ouvindo mais os sons das vogais e menos os das consoantes. Assim, escutar mas não entender é indício de algum grau de surdez, mesmo pequeno.

Fique atento: Além da dificuldade em entender o que as pessoas estão falando, existem outros sintomas que podem indicar alguma perda auditiva, tais como:
-Dificuldade de ouvir em ambientes com muito barulho; Ouvir as pessoas como se elas estivessem sussurrando; Pedir para as pessoas repetirem o que disseram; Depender da leitura labial para conseguir compreender o que as pessoas estão falando; Aumentar os volumes de rádios e TVs mais que o habitual. Portanto, diante de qualquer suspeita, recorra a um médico especialista para realizar um teste de audição e indicar o tratamento mais adequado.

Dica de Leonardo Buss.
Santiago: Rua sete de setembro, 507 – Policlínica Vida – Santiago-RS. Fone 3251-0385 ou 99694.7667. Em Santa Maria: Centro profissional Floriano Peixoto, 1709 – sala 701 – 7º andar (55) 99717.9527