A língua humana

Publicado por em .

(Arlindo Disconzi)
O QUE É:
A língua humana tem as funções de deglutição, do aparelho digestório, do paladar e da fala. Tem mais ou menos 10 cm de comprimento e na ponta sentimos o sabor doce, na base o amargo e nas laterais o salgado além do sabor umami descoberto recentemente pelos cientistas japoneses. É a parte do corpo que se cura mais rapidamente. Se você tem algo de anormal em sua língua e que já dura seis semanas deve consultar um clínico geral, um gastroenterologista ou um odontólogo.

COMPOSIÇÃO:
É formada por oito músculos, os mais maleáveis do corpo humano, tem três mil papilas gustativas, tem impressão lingual própria de cada pessoa e também mais ou menos 600 bactérias na superfície.

FIQUE ATENTO:
Se você notar dor, inchaço, irritação, mudanças de cor da rosada (normal), aftas, ulceras, caroços com mais de seis semanas deve consultar. A saburra (já falamos aqui) é uma camada esbranquiçada mais na base e que deve ser retirada diariamente com um raspador especifico ou uma colher média (só a escova não é suficiente) pois ali se depositam bactérias que podem migrar para o coração ou pulmão. A saburra é uma das causas de mau hálito. É desaconselhável usar piercing na língua, pelo risco de infecção.