Alerta para o uso abusivo de anabolizantes

Publicado por em .

Reprodução.

(Arlindo Disconzi)
O QUE É – Anabolizantes são hormônios sintéticos derivados da testosterona. A medicina usa em problemas musculares, metabólicos ou sexuais. Infelizmente está sendo usado também de forma abusiva por leigos para melhorar a beleza física pelo aumento da musculatura sem levar em conta os para-efeitos.

Problemas de saúde – A medicina, quando usa, o faz 25mg três vezes por semana e o leigo está usando 100mg por dia. Isso pode ocasionar os seguintes problemas: pele oleosa que origina o acne, principalmente no rosto; aumento das mamas no sexo masculino; estrias pelo corpo; queda de cabelo; arritmias cardíacas pelo aumento das fibras do coração (o coração é um músculo); cirrose; câncer; aumento do colesterol ruim (LDL); osteoporose; diabetes; atrofia dos testículos, levando à esterilidade; retenção de líquidos no organismo, elevando a pressão arterial com risco de AVC; alteração da coagulação do sangue; alucinações; paranoia; conduta agressivas etc.

Uso pelas mulheres – Também há muitas mulheres usando. Além dos sintomas citados acima, os anabolizantes geram características masculinas como engrossamento da voz, surgimento de pelos pelo corpo, menstruações irregulares, diminuição dos seios…
O anabolizante não aumenta o número das fibras musculares e sim aumenta o volume dela pelo liquido e proteínas oriundas de alimentação de vários ovos ingeridos para esse fim. É bom citar que uma pesquisa feita em jovens do sexo feminino de 16 a 23 anos, 75% delas disseram que não gostam de rapazes com excesso de músculos. Quando param de usar os anabolizantes, os músculos ficam flácidos (pelanca) causado pela perda do líquido e proteínas.