Crédito aos jornais

Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas aponta os jornais como imprensa mais confiável, com 47%. Em primeiro estão as Forças Armadas (67%) e a Igreja Católica (58%). Depois o Ministério Público (43%), emissoras de TV (34%) e Poder Judiciário (31%).  Já os partidos políticos são os menos confiáveis (5%), o Congresso (15%), o governo federal (17%).

A realidade brasileira

Outro dado da pesquisa é que o brasileiro acha fácil desobedecer às leis o que justifica a pouca confiança no Poder Judiciário. Em países europeus, por exemplo, os ditos desenvolvidos os índices de confiabilidade do Poder Judiciário chegam a 80% bem diferente do nosso. Porém a confiança nos políticos tem índices baixos como no Brasil.

Violência sem fim

Dia 25 de novembro marca no calendário do Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher. Mas tudo que ainda vimos é uma violência sem fim. Mulheres sofrendo – outro dia, em Santiago uma foi agredida pelo ex a ponto de ser arrastada de carro, ficando toda machucada. Morrem centenas de mulheres por ano e isso ainda não é o bastante?!