Democracia: uma obra de arte

Publicado por em .

Valdo Barcelos
A Democracia é um modo de viver/conviver na busca permanente de harmonia de todos(as) com todos(as). Mais que isso, a Democracia tomada como a construção de uma obra de arte. Uma obra de arte em permanente aprimoramento, ou seja: uma obra de arte que nunca estará acabada, pronta. Portanto, não se quer nunca pronta, justo por ser o resultado de uma construção colaborativa e cooperativa. Essa compreensão de Democracia pode parecer, a princípio, algo no campo da perfeição, da infalibilidade. Não se trata disto, justamente por estarmos nos referindo ao viver e conviver entre seres humanos.

Para vivermos e convivermos democraticamente não precisamos de perfeição, pelo simples fato de que a Democracia não é um sistema perfeito. O fundamental é podermos decidir se queremos ou não viver em Democracia. De outra forma, é importante ter presente que a democracia não é um estado estacionário. Não é algo que esteja pronto a espera que o adotemos. Ao contrário, a Democracia é algo que se constrói no dia a dia do processo de viver e conviver. A Democracia se funda no respeito mútuo. Portanto, se sustenta na oposição ao sistema de dominação e de manipulação de qualquer tipo.

A Democracia é um ambiente constituído por relações de honestidade e de sinceridade de todos com todos. Isto não significa que não se possam cometer erros no sistema democrático. Significa, sim, que se deve evitar e não aceitar nunca a mentira, a manipulação e a vontade de eliminar o outro. Essa obra de arte, chamada Democracia, não ficará exposta em uma galeria ou museu. Não será propriedade de nenhum grupo, governo ou terá um Curador(a). Essa obra de arte terá como galeria todos os lugares onde as pessoas, com espírito democrático, se fizerem presentes. Importante não esquecermos o fato de que para que esse viver democrático aconteça, precisa ser desejado e buscado sincera e honestamente. Não pode ficar restrito a um discurso ou, a um exercício intelectual. Se assim não for, nunca viveremos em uma Democracia. Quando muito discursaremos sobre ela – a Democracia.