Doença mão-pé-boca

Publicado por em .

Doença mão-pé-boca

Reprodução.

(Arlindo Disconzi)
É uma infecção altamente contagiosa que cria lesões no pé, mão e boca, mais comum em crianças, mas pode afetar também adultos. É causada por um vírus. A transmissão se dá por mãos sujas, alimentos mal lavados ou mal cozidos, tosse e espirro. É mais comum no outono e inverno. Após o contato com o vírus, leva de quatro a seis dias para aparecerem os sintomas que são febre alta de 38-39 C, aftas, ínguas no pescoço, dor na garganta. Nas mãos e pés aparecem pequenas bolhas acinzentadas com base avermelhadas. Também podem aparecer cefaleias. O diagnóstico é clínico pelas suas características (lesão pé-mão-boca). O tratamento é sintomático.

Prevenção
Lavar bem as mãos e os alimentos. A criança não deve ir à creche ou escola durante o período da doença. Deve evitar locais de aglomeração. Deve usar lenço ao tossir e espirrar. Toalhas, copos e talheres devem ser individuais.

A mãe pode “pegar” a doença ao trocar as fraldas, pois o vírus também está presente nas fezes.

PS – Respondendo a perguntas da coluna anterior; onde é citado que o cesto de Moisés foi vedado com betume. É no livro do Êxodo, no capítulo dois, versículo nove.