Falsas notícias sobre a vacinação

Publicado por em .

Falsas notícias sobre a vacinação

Reprodução.

(Arlindo Disconzi)
Circula nas redes sociais falsas notícias de que a vacina, inclusive da gripe, é prejudicial à saúde. Isso vem acontecendo nos últimos anos, diminuindo a meta da vacinação. O Ministério da Saúde, para combater essas falsas notícias (Fak News) disponibilizou um número de Whatsapp para elucidar dúvidas (81) 99289 4640.

A Medicina não se baseia em “achismo” e sim em pesquisas. Que pesquisa concluiu que a vacina é prejudicial? Nenhuma. São conceitos de alguém cuja função é complicar a vida das pessoas.

Vacinação é o exemplo típico de que “é melhor prevenir do que remediar.” A vacinação este ano atingiu só 74% do previsto causado por estas falsas informações e a gripe este ano já matou 184 pessoas, nenhuma vacinada.

A função da vacina em nosso organismo é estimular o sistema imunológico (nossas defesas) para produzir defesas contra as doenças. São vírus ou bactérias mortas ou enfraquecidas que não têm a capacidade de produzir a doença, mas o sistema imunológico age como se fossem inimigos fortes e produz as defesas que em alguns casos são para toda a vida como a vacina da Febre Amarela. A da gripe tem que ser todos os anos pois o vírus se modifica e a vacina anterior não funciona agora.

Vacina salva vidas, não dê ouvidos a falsas notícias e confie no que diz a Medicina.