Hipnose da estrada

Publicado por em .

Reprodução.

(Arlindo Disconzi)
DEFINIÇÃO: A hipnose da estrada ou rodoviária é quando você dirige em longas viagens e seu corpo comanda o carro sem a ajuda da mente. Nesta situação você liga o automático do seu cérebro sem a concentração. Normalmente você liga o automático do cérebro, mas com a concentração.

Você freia, acelera, troca de marchas, ultrapassa, faz curvas, porém, está inconsciente de tudo isso. É como se você estivesse hipnotizado (daí o nome).

Outras vezes você não percebe o ambiente a seu redor. Sua visão fica um “túnel”, as coisas junto da pista ficam borradas. Em 1921, se descobriu esse “transe” na viagem. Se naquela época, em que os carros eram mais manuais e as estradas sem asfalto acontecia, imagine agora.

CAUSAS: Fadiga, cansaço, noite anterior mal dormida, facilidade e monotonia do dirigir, estradas planas (nesta situação, facilmente você dorme e quem dorme dirigindo você sabe o que pode acontecer).

COMO EVITAR: Pare a cada três horas. Lave o rosto e tome um café. Olhe o retrovisor rapidamente por várias vezes. Abra a janela para entrar vento. Fique mastigando algo. Se for lugar seguro, estacione no acostamento ou em um posto e caminhe alguns minutos.
MOTORISTAS! ESTEJAM ALERTAS!