O chimarrão

Publicado por em .

(Arlindo Disconzi)
O que é
O chimarrão é feito da erva-mate (Ilex paraguariensis) que contém 70% de folhas e 30% de pequenos caules. É secada, sapecada e socada. É uma bebida tradicional do gaúcho que herdou dos índios Caigangues e Guaranis. Outros países da América Latina também tomam chimarrão. Chimarrão é uma palavra oriunda do castelhano “cimarrón”.

Benefícios
Ele contém 20ª a 30% de manganês, que ajuda na absorção do cálcio para os ossos e também ajuda na cicatrização de feridas. Tem ainda efeito antioxidante que combate os radicais livres, cafeína (estimulante), teobromina, tanino, vitamina do complexo B, ferro, cobre, cálcio, magnésio, cloro, fósforo, sódio e vitamina C que é destruída pelo calor da água. Ele atua também como diurético.

Malefícios
A Organização Mundial da Saúde alerta para o perigo das bebidas quentes acima de 65 graus. O RS tem de cinco a seis vezes mais câncer de esôfago do que o resto do Brasil e o culpado disso é o chimarrão muito quente, que também pode causar câncer de garganta e estômago.

Dicas
Quando a água da chaleira começa a “chiar,” retire-a do fogão, sirva na cuia e espere cinco minutos para começar a sorver.

Ação social
O chimarrão tem uma importância no convivo social mantendo o diálogo entre os familiares e amigos onde os assuntos são mantidos em dia. Na roda de chimarrão você fala mais e digita menos e isso é bom.