O exame de ultrassonografia

Publicado por em .

Reprodução.

(Arlindo Disconzi)
O QUE É: Esse exame também é chamado de ecografia e ultrassom. Tem um aparelho (transdutor) que desliza na parte do corpo a ser examinada que emite uma energia para o órgão a ser examinado e capta de volta (daí o nome de ecografia) e é registrado como imagem ou vídeo em um computador anexo. É um exame prático, indolor, sem efeitos colaterais e pode ser feito em crianças e gestantes.

COMO É FEITO: O paciente é deitado numa maca, na parte a ser examinada (sem roupa) é colocado um gel para eliminar uma possível camada de ar entre o transdutor e a pele. Depois é retirado com uma toalha. O transdutor desliza sobre a pele e tudo vai sendo registrado em um computador anexo.

PARA QUE SERVE: Em gestantes para ver se há gravidez, anomalia do feto bem como possibilidade de determinar o sexo. Também é feito nos rins pesquisa de cálculos, vasos sanguíneos (trombose), exames de tendões, músculos, cartilagens, cálculo na vesícula biliar etc.
No ultrassom abdominal, o paciente recebe informações de como tomar um medicamento para eliminar gases do intestino, jejum de alimentos e tomar copos de água para ter a bexiga cheia, portanto, gases no intestino atrapalham, bexiga cheia, facilita.