O que é libido e o que é orgasmo?

O que é libido e o que é orgasmo?

Publicado por em .

(Arlindo Disconzi)
Libido – É o desejo sexual (libido é uma palavra latina e significa desejo). É uma das poucas palavras terminadas em “o” e que é substantivo feminino. A libido faz parte do instinto de conservação da espécie humana. Varia de pessoa a pessoa e de homem para mulher. No homem funciona mais na visão e do hormônio testosterona, mas há ainda presença dos outros sentidos; o olfato, tato, paladar e audição. Na mulher funciona mais esses sentidos, principalmente o auditivo e o tato, isto falando em regra geral, pois na libido há também uma força psíquica (Freud já afirmava isso). Não existe remédio ou alimento que aumentem o apetite sexual (afrodisíacos). A libido masculina são ativadas por estímulos diferentes daqueles da mulher. Nelas funciona mais as “preliminares”, carícias (tato) e auditivas e isso deve ser levado em conta na relação do casal. Não omitir etapas.

Orgasmo – É o momento em que o prazer da excitação atinge o máximo de intensidade. Dura segundos e acontece uma alteração da consciência com sensação de euforia acompanhado de contrações dos músculos pélvicos seguidas de um período de relaxamento.
O orgasmo masculino dura em média de seis segundos e, o feminino, 23. Após o orgasmo masculino há um período refratário que é um período da necessidade de relaxamento para iniciar novamente a atividade sexual que varia de minutos ou horas. A mulher não tem esse período refratário.
O homem consegue sempre, ou quase sempre, o orgasmo, porém na mulher isso ocorre, segundo estatísticas oficiais, em 35%, pois 65% delas têm dificuldades. Recentemente a Universidade de São Paulo publicou pesquisa em sete capitais brasileiras em que a ausência de orgasmo feminino chegou a 55%.