Uso correto da mochila

Publicado por em .

(Arlindo Disconzi)
Estamos no início do ano letivo. Há muito tempo que os alunos não vão mais à escola com um livro, um caderno e uma caneta. Há necessidade de mais material escolar e, aí, surge a mochila que tem regras de bom uso. Os problemas do mau uso pode ser dor nas costas e pescoço. Nesta idade a coluna ainda não está totalmente consolidada.

1 – O peso da mochila não deve passar de 10% do peso corporal do aluno. Exemplo: se o aluno tem 30 kg, a mochila deve ter 3kg no máximo. Se o peso for maior, usar mochila de rodinhas.

2 – A mochila deve ter duas alças largas para serem usadas uma em cada ombro. Não usar somente em um ombro. Deve estar bem ajustada ao tórax.

3 – A parte inferior da mochila não deve passar da cintura. Se passar disso, atrapalha no caminhar e força a coluna para trás. Também não deve ser mais larga do que o tórax.

4 – Se a criança tem de 4 a 5 anos, usar somente a merendeira.

Tenho observado que adultos jovens usam muito a mochila sem ser para ir ao colégio. É que ela deixa as mãos livres e é mais difícil de ser roubada. Aqui valem as mesmas regras anteriores (peso, alças etc).