Vai sair em férias? Atenção para esses cuidados

(Arlindo Disconzi)
Tudo começa com os cuidados da casa ou apartamento. Avise os vizinhos que você vai sair. Segue-se a segurança no trânsito. Caso chova, os cuidados devem ser com a aquaplanagem. A velocidade é a maior causa de acidentes.

Não esqueça de levar seus remédios que você toma diariamente e também um analgésico (novalgina) para alguma dor extra.

Protetor solar (ideal é o 50 ou 60), óculos de sol e chapéu são o trio da proteção. Lembre-se de que o reflexo do sol na areia também queima, mesmo embaixo do guarda-sol

Outro cuidado importante é com a alimentação, pois você vai sair da sua rotina alimentar. Evite alimentos que têm maior risco de contaminação e intoxicação. As manifestações são diarreia e vômitos. Isso se manifesta de uma a 36h após a ingestão do alimento contaminado e podem durar até sete dias.

Evite comprar alimentos em estradas, barracas e de ambulantes ou coisa que exija refrigeração. Em lancheria, observe se os funcionários encarregados da alimentação estão usando toucas e se manipulam dinheiro e alimentos.

Uma sugestão de lanche durante a viagem é banana. E se for em lancheria, peça torradas em que o risco de bactérias é quase nulo.

Sempre lave bem as mãos antes de uma refeição. Geralmente há o álcool gel, mas só ele é arriscado.

Tome muita água ou sucos, faça caminhadas e boas férias!