Prefeito Gustavo avalia o seu primeiro ano

Prefeito Gustavo avalia o seu primeiro ano

Manoel Viana – “Chegamos a um ano de governo dentro do planejamento rigorosamente estabelecido”. Assim falou o prefeito Gustavo Medeiros (PDT), se mostrando feliz com as metas alcançadas, visto que nenhum município atingiu 100% devido aos atuais problemas nacionais e estaduais.

Controle rigoroso
“Diminuímos secretárias, enxugamos cargos, fizemos um controle rigoroso nas horas extras. Por isso, conseguimos chegar com tudo em dia dentro de uma política de controle de gastos. Estamos numa situação cômoda, para este orçamento de 20 milhões, fora os diversos precatórios que temos que pagar, envolvendo ações trabalhistas etc”, explica o prefeito.

Sobra de um milhão
“Estamos ainda com dificuldades orçamentárias porque trabalhamos com orçamento de outro governo. Foi preciso remanejar muito, mesmo tendo ‘dinheiro sobrando’, verba essa que a gente não pode lançar mão. É um superávit acima de um milhão”.

Obras de melhorias
Medeiros explicou que neste 1º ano foram feitas muitas obras de melhorias, a começar pela estrutura da praia, calçamentos e trabalhos diversos. Destaque para o apoio à cultura, desporto e saúde. “O município também teve envolvimento com a sua Feira do Livro, conseguiu resgatar a presença maciça da juventude nos projetos esportivos. Agora, no verão, temos todo o envolvimento no turismo, que é a nossa praia remodelada”, lembrou.

Muitas emendas

Prefeito Gustavo avalia o seu primeiro ano

Gustavo Medeiros.

“Trabalhamos com emendas parlamentares, como essa do deputado Covatti. Serão 97 mil investidos num reboque-tanque para ajudar nos problemas de saneamento e incêndios. Temos emendas dos deputados Luiz Carlos Heinze e Afonso Motta destinadas à pavimentação asfáltica, reforma da Unidade de Saúde, compra de equipamentos etc. Por meio da vereadora Marina conseguiremos emendas para reforma do ginásio de esportes”.

Agroindústrias e iluminação
“No início do ano teremos a construção de agroindústrias com verbas da Consulta Popular. Outra reclamação que temos é com relação a iluminação. Por isso, vamos trocar quase tudo por lâmpadas de LED, mais claras e com menos gasto de energia”.

Mais economia pelo Codepampa
“Pelo consórcio dos municípios (Codepampa), vamos economizar muito. Só na compra de medicamentos para o ano que vem serão 25% a menos graças à parceria com os outros 15 municípios. Esse montante, para um gasto de 300 mil por ano, gera 75 mil de economia, sem falar na compra de aparelhos odontológicos e óleos combustíveis”.

E vem mais obras para 2018
No próximo ano, manteremos o foco numa estação de tratamento de esgoto, um dos maiores problemas. Hoje a Corsan já está trazendo novidade, que é a fossa-filtro para as novas construções. Ela sai muito menos que a troca de toda a rede, que envultaria em 25 milhões, sendo inviável”.

Agradecimento
Gustavo agradeceu à sua equipe que, como o prometido, é técnica e muito qualificada. Agradeceu à Câmara, que apesar das divergências, foi fundamental para os projetos. “E neste ano de 2018 teremos muitas obras em todos os setores para fazer Manoel Viana crescer ainda mais”, encerra Gustavo Medeiros.