Chimarrão pode causar câncer

 

chimarrão

Imagem Ilustrativa.

O chimarrão voltou a ser alvo de discussões. Uma pesquisa feita pela Organização de Mundial da Saúde, diz que a bebida pode causar câncer no esôfago.  A causa seria a temperatura da água. As bebidas consideradas quentes são aquelas acima de 65ºC. Segundo os pesquisadores os gaúchos tomam o amargo na temperatura de 70ºC. O que aumenta o risco do câncer. Esse tipo de doença era causada apenas em consumidores de cigarro e álcool.

A doença no Brasil

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre homens e o 13º entre as mulheres. A instituição ainda prevê que mais de 10 mil brasileiros terão a doença neste ano. Em 2013 foram registadas 7.930 mortes.  Aqui no Sul esse tipo de câncer é 10º mais frequente.

Dica

Medir a temperatura da água é uma dica do Instituto Escola do Chimarrão. Assim, é garantido uma bebida saborosa, a erva não será queimada e protegerá o organismo. A água não pode passar de 70ºC a temperatura ideal é em torno de 55ºC.

Fonte: Zero Hora.

1 comment

  1. Avatar
    Paulo Fortes

    EXISTE TANTO ALIMENTO QUE TAMBÉM PROVOCA CÂNCER, PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS A BAIXO DE CONSERVANTES PARA MANTER O AROMA E PALADAR E ISSO NINGUÉM COMENTA, SÓ PARA CITAR O EXEMPLO DA MARGARINA QUE TODO MUNDO CONSOMEM MAS É EXTREMAMENTE PREJUDICIAL AO CORAÇÃO, CAUSANDO ENTUPIMENTO DE VEIAS LEVANDO ATÉ UM ENFARTE…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *