Economia: Sebrae RS dá dicas para empreendedores enfrentarem a crise

Publicado por em .

O comerciante é aquele profissional capaz de transformar um desejo em realidade. Neste momento mais delicado economicamente, em que boa parte do Estado precisou retomar as restrições comerciais em razão do agravamento da situação da pandemia, o Sebrae RS está totalmente mobilizado para oferecer apoio, produtos e serviços para ajudar a superar estes desafios. Para isso, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, dá dez dicas para o enfrentamento da crise e para uma melhor retomada da economia futuramente. Confira:

1- Cuidar das pessoas. Por pessoas, falamos de funcionários e colaboradores, pois são eles que vão levar a sua empresa a atravessar essa crise.

2- Blindar o Caixa. Gerir com extremo cuidado os recursos do negócio, pois é o caixa que vai garantir a sobrevivência da sua empresa.

3- Olhar para o mercado. Lá no mercado estão todas as informações para reestruturar o negócio e superar esse momento de crise.

4- Adaptar o seu negócio ao mundo digital. Ingressar nessa nova era que vai permitir a sobrevivência a longo prazo da empresa.

5- Atender clientes com velocidade. A concorrência está cada vez mais acirrada, portanto, a velocidade em que se consegue satisfazer as demandas dos clientes vai ser fundamental para o futuro da empresa.

6- Experimentar novos processos: inovar. Levar a inovação para dentro da empresa, e ela não precisa ser sofisticada. Uma alteração singela de qualquer processo, de gerenciamento de estoque, de processo de compra pode ser suficiente para criar um diferencial para a sua empresa. Até a alteração de um layout de uma vitrine ou de uma vitrine virtual, através de sites de marketplace, pode fazer a diferença para enfrentar a concorrência.

7- Mudar comportamentos e atitudes. Adaptar-se às novas tendências e exigências deste novo normal, que está transformando as relações entre fornecedores, empresas e seus consumidores finais.

8- Pesquisar tendências, olhar para frente e ver para onde o mercado e as tendências de consumo estão indo.

9- Buscar informações atualizadas e confiáveis para que você possa se localizar e, com isso, criar estratégias que permitam a sobrevivência do seu negócio.

10- Trabalhe muito. O seu negócio precisa de muita dedicação e só você, através do seu conhecimento, da sua dedicação, do seu comprometimento, da sua liderança com os seus colaboradores e clientes, garantirá a sobrevivência do seu negócio para o futuro.